A capital Pernambucana entrou em estágio de alerta por conta do temporal que atinge a cidade e a Região Metropolitana, na manhã desta quarta-feira (05). O aviso é o quarto em uma escala de cinco níveis do Centro de Operações do Recife (COP).
Segundo o COP, a rotina da Cidade foi impactada por causa das fortes chuvas. “Para evitar novas ocorrências, evite deslocamentos e siga as orientações das nossas equipes. Estamos trabalhando para prevenir perdas e proteger a população”, destacou o COP Recife, em comunicado.
O maior acumulado nas 24 horas contadas até 7h de hoje foi registrado no Bairro da Guabiraba, na Zona Norte, onde choveu 45,3 mm. Em Dois Irmãos, também na Zona Norte, o índice chegou a 42,3 mm. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas nesta quinta (5), por causa das chuvas.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas durante a manhã e a tarde desta quarta-feira. Direção-Geral do Campus Recife do Instituro Federal de Pernambuco (IFPE) também decidiu suspender as aulas do turno da manhã devido às chuvas.
A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) aponta que as precipitações devem continuar, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos em áreas mais vulneráveis. Diante da instabilidade, a Apac renovou o alerta de estado de atenção para o Recife e outras regiões de Pernambuco.
O Recife já acumula 63,28 mm no Bairro Torreão, em apenas três horas – contabilizados até 9h. A Prefeitura do Recife alerta que a população de área de risco para deslizamento, inundação ou desabamento procure abrigos da gestão. “No Centro Social Bidu Krause, temos abrigo disponível para acolher as famílias e moradores que precisaram deixar seus imóveis por conta das chuvas”, informou.
Foto – Reprodução/Redes Sociais




