Vereador Felipe Alecrim (PSC) repercutiu a situação de caos provocada pelas chuvas no Recife, durante a reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (07).
“Inicio, prestando solidariedade às famílias afetadas nesta tragédia. Até o presente, já foram registradas 129 mortes em Pernambuco, há milhares de desabrigadas, e muitas pessoas que perderam tudo nessa tragédia anunciada”, disse.
Felipe Alecrim explicou que estava usando o termo “tragédia anunciada” porque em sua opinião “o poder público há muito não trabalha políticas para minimizar os problemas urbanos e de infraestrutura básica”. Ele fez fortes críticas à atuação da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado.
“Eu fico me perguntando: se havia previsão de fortes chuvas, por que não houve planejamento para mitigar os desastres? Não poderia abrir os abrigos antes? Não poderia retirar as pessoas de áreas de risco e orientar as pessoas?”
O Vereador afirmou também que os problemas de saneamento básico, que se agravam nas enchentes, são antigos. “Nós, já abordamos esse tema em outras vezes, já trouxemos a aflição de pessoas que têm suas casas inundadas até mesmo em dias de sol, pois falta investimento nos locais onde essas pessoas moram, por parte da Governo do Estado e da Prefeitura do Recife”.
Uma das faltas de investimentos, segundo ele disse na reunião, se fazem sentir no Corpo de Bombeiros, que faz o socorro das vítimas. “O Governo do Estado arrecadou, em 2021, através da Taxa do Corpo de Bombeiro, R$ 170 milhões”.
” Essa arrecadação deveria ter sido revertida para a população através de investimentos em equipamentos, viaturas e estrutura para que esses profissionais pudessem prestar um serviço de apoio à população. Levantamentos que fizemos mostram que o valor investido na corporação foi menor que 3% do valor arrecadado. É um descaso para com a corporação e o povo”.
O Parlamentar parabenizou “o empenho e esforço de cada vereador, para atender, nesses dias, as comunidades e o compromisso de cada um e de cada uma com espirito público. Quero parabenizar ainda o Exército e a Marinha”.
” Também parabenizo o Corpo de Bombeiros e os profissionais de saúde, além das pessoas que abrem o seu coração para o exercício da solidariedade”. Ele disse, ainda, que “não poderia deixar de registar o papel da igreja e de todos os missionários, pois a Arquidiocese de Olinda e Recife iniciou campanha de arrecadação de alimentos para as famílias, nas mais diversas paroquias e dioceses”.