“Dedico este artigo ao meu colega o gênio Machado de Assis, descobridor da Casa Verde e revelador da eternidade dos Natais, que não mudam jamais“
MONTANHAS DA JAQUEIRA – O Brazil é uma terra de vulcões e os vulcões estão em erupção. Esta terra de Vera Cruz, a terra da verdadeira cruz, foi transformada num território de Vesúvios. Os vulcões protestam na mídia eletrônica e nas nuvens daInternet. Prendam os vulcões de sempre com pele de cordeiro, dizem os comissários vermelhos, ao modo do Inspetor do filme Casablanca.
Os comissário decretaram: os vulcões serão anestesiados, desmonetizados e silenciados com uma dose sossega-leão da censura. A bem dizer no modo politicamente correto, serão regulamentados e entubados. Sossega, vulcão! Sossega, vulcão! Se você não sossegar, o tigrão vai te pegar.
Há gritos e sussurros na sala dos vulcões, dos leões e dos anestesistas. O tigrão está de olho em você, assim feito o Doutor Simão Bacamarte da Casa Verde, criação genial de Machado de Assis, no imaginário de O Alienista.
O periodista Tonico Magalhães relatou as insanidades do Doutor Simão Bacamarte no manicômio da Casa Verde em artigo recente nas nuvens de silício deste magnífico Blog.
Jovem médico cobiçado pelas donzelas casamenteiras da Vila de Itaguaí, o doutor Simão preferiu desposar uma senhora de 25 anos, sem atrativos de beleza, digamos sem gordofobia nem feiurofolbia, cujo físico era mais adequado a lutas de sumô na categoria feminina.
Mas, foi de caso pensado, para não se deixar enfeitiçar pelos encantos femininos e assim poder dedicar-se de corpo e alma às pesquisas sobre os parafusos frouxos nas mentes da humanidade. Nas noites de lua cheia, enquanto a patroa roncava, o esculápio consumia tratados sobre os abismos da loucura humana.
A cada gesto suspeito de demência, os habitantes da Vila de Itaguaí eram internados no manicômio da Casa Verde em obediência aos diagnósticos monocráticos de loucura emitidos pelo Doutor Simão Bacamarte. Ao trancafiar seus pacientes, o Doutor Simão dizia: “Você enlouqueceu, Zé Mané!
O vereador Canjica foi enjaulado em camisa de força, acusado de conspiração anticientífica, ao protestar contra internações arbitrárias. Sob a mira dos atos atrabiliários do Doutor Bacamarte, a população de Itaguaí vivia atemorizada, temendo ser internada sob a acusação de demência.
Quando as luzes foram acesas descobriu-se que o verdadeiro louco era o Doutor Simão e ele recolheu-se ao hospício que havia criado. Assim também os que censuram e prendem em nome da Democracia são os verdadeiros antidemocratas. Elvis vive! O Doutor Simão vive hoje na pele de um tigrão armado de bacamarte.
CEPE/RICARDO LEITÃO – A diretoria da Companhia Editora de Pernambuco, sob a presidência do periodista-executivo Ricardo Leitão, demais diretores e colaboradores, conclui um legado edificante em termos empresariais e editoriais. Consolidada como excelência nacional em qualidade, a Cepe Editora marcou presença nos campos da cultura, artes, política e resgate histórico.
Por: José Adalbertovsky Ribeiro – Jornalista