AULAS PRESENCIAIS E REMOTAS NAS ESCOLAS PARTICULARES DO ESTADO COMEÇAM HOJE

Por: G1/PE

Escolas da rede particular voltaram às aulas nesta segunda-feira (1°), em Pernambuco, seguindo uma série de regras de prevenção à Covid-19. As unidades que retornaram às atividades presenciais precisaram, também, manter aulas remotas. Algumas, aderiram a rodízio de estudantes em sala, com oferta de ensino

As escolas particulares foram autorizadas a retomar as aulas de forma escalonada em outubro de 2020. Os alunos do ensino infantil ao médio que não quiseram retornar às atividades presenciais puderam permanecer com o ensino remoto.

Mesmo com autorização desde o ano anterior, algumas unidades escolheram retornar apenas neste ano. Coordenadora de uma escola em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, Graça Chaves afirmou que a unidade passou a ter atividades presenciais nesta segunda, mas manteve também o ensino a distância: “Temos aqui cerca de 18 alunos por turma, mas apenas nove espaços [nas salas]. Vamos fazer o rodízio”, explicou a coordenadora.

Para evitar o contágio, foram implementadas medidas de segurança, higiene e distanciamento social, protocolos definidos pelo governo estadual. Cada estudante precisa, entre outros pontos, utilizar máscara e também sentar a, ao menos, 1,5 metro do outro. Isso faz com que haja redução de alunos nas salas.

A aluna Giovana Fernandes, de 10 anos, contou que prefere o ensino presencial e que estava com saudade de ir à escola. “Em casa tem a distração de tudo, tem barulho de coisa na rua passando. É bem mais fácil focar na [aula] presencial”, relatou a garota. O irmão dela, Gabriel Fernandes, de 15 anos, compartilha da mesma opinião. “Eu espero que este ano, como estamos começando com aulas híbridas desde o início, a gente tenha mais aulas presenciais”, disse.

O pai dos dois, Rodrigo Fernandes, contou que sentiu uma perda de aprendizagem durante a educação exclusivamente remota. “Chegou um certo ponto que o rendimento deles caiu bastante, eles estavam na aula online apenas pela rotina, e não pela aprendizagem”, afirmou.

Gabriela Faria, de 11 anos, contou que a mochila para o novo ano letivo contém dois potinhos para organizar as máscaras limpas e as usadas: “A gente precisa colocar máscara, ter distanciamento, não abraçar, colocar álcool em gel e lavar bem as mãos. Estou muito animada para ver meus amigos de volta e conhecer novos professores também”, disse.

“A gente tem noção dos riscos que existem, mas a gente também tem noção do quanto a escola está se esforçando em seguir a risca todo o protocolo”, afirmou a mãe de Gabriela, Ludmila Faria. O presidente do Sindicato dos Donos de Escolas Particulares de Pernambuco, José Ricardo Diniz, apontou que o Estado tem cerca de 2,4 mil unidades particulares de ensino.

“Quando houve um cronograma de retorno, perto de 200 não retornaram. E já estamos dimensionando que 400 escolas, das 2,4 mil, não retornarão com o ano letivo de 2021 […] Não retornarão e terão que se renovar, remodelar, mas acreditamos que isso não acontecerá na maioria dos casos, infelizmente”, disse.

Sobre o retorno às atividades presenciais, Diniz afirmou que a expectativa é de que uma progressão ao longo do ano: “No infantil, por exemplo, os pais que matricularam os seus filhos de um e dois anos, todos eles vão querer o presencial, nós imaginamos isso. E, de maneira geral, os adolescentes de fundamental e médio também. Então, acredito que o presencial vai se firmar ao longo do ano letivo, mais ainda quando nós tivermos a vacinação ampliada”, declarou.

Escolas públicas

Na rede estadual, a retomada das atividades presenciais do ensino médio está prevista para a próxima quinta-feira (4). Já os alunos do ensino fundamental, vinculados as escolas, que ainda são de responsabilidade do Estado, não têm definição sobre retomada das aulas presenciais. O Governo do Estado informou que deve divulgar, em fevereiro, um protocolo para retomada das aulas no ensino fundamental e infantil, na rede pública. Essas modalidades são gerenciadas pelos municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *