BACIA LEITEIRA EM DIFICULDADE PEDE SOCORRO AO GOVERNO DO ESTADO

Produtores da bacia leiteira de Pernambuco querem que o Governo do Estado prorrogue o prazo de recolhimento do ICMS e do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), que repassa 10% dos benefícios fiscais que receberam, além da renegociação de empréstimos tomados ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
A proposta foi feita nessa terça-feira (14), durante a segunda reunião da Frente Operacional de Combate a Covid-19. De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco, Saulo Malta, a situação do setor é dramática, com a vertiginosa queda na demanda causada pela pandemia do novo coronavírus.

Outra solicitação dos produtores, feita pelo empresário Stênio Galvão, da empresa Bom Leite é que o Governo de Pernambuco aumente a cota de compra dos produtos lácteos, como leite e queijos pelo governo do estado e também as prefeituras para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

A prefeita de São Bento do Una, – um dos maiores produtores de leite e ovos do país, Débora Almeida (PSB), sugeriu que as prefeituras pernambucanas incluam queijo e ovos nas suas cestas básicas.

“Todas essas medidas são factíveis e certamente ajudarão na estratégia e fará a bacia leiteira do estado a respirar”, ressaltou o deputado federal Fernando Rodolfo (PL).

O deputado estadual Sivaldo Albino, líder do PSB na Assembléia Legislativa, prometeu levar ao governador Paulo Câmara, reivindicação também do comércio, no sentido de permitir a abertura de uma porta destinada ao pagamento de carnês.

“As compras feitas para pagamento através de carnês é o mecanismomais usado nas vendas a prazo em alguns municípios, como: Garanhuns e Lajedo.
Nestas duas cidades, apenas 20% das vendas são feitas com cartão de crédito, disse o presidente do Clube dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Garanhuns, Ivo Júnior bem como o representante do CDL de Garanhuns, Geandré Nogueira.

Participaram também do encontro virtual, o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, a deputada estadual Priscila Krause e o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade), além de empresários da região.
A próxima reunião da Frente Opetacional de Combate à Covid- 19 está marcada para as 14h desta quinta-feira (16), com a participação de médicos de várias cidades do agreste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *