BURLE MARX: PAISAGISTA QUE DEU VIDA A PARQUES E PRAÇAS DO RECIFE FARIA 112 ANOS, HOJE

A importância do paisagista Roberto Burle Marx, para a capital pernambucana é tamanha, que anualmente, a Prefeitura do Recife dedica homenagens ao renomado paisagista, com debates, palestras e eventos educativos. Nascido em São Paulo, em 4 de agosto de 1909, ele é lembrado por ter projetado a Praça de Casa Forte.

Burle Marx, que faleceu em 4 de junho de 1994, completaria 112 anos, hoje. Filho de um judeu com uma pernambucana descendente de franceses, ele foi um marco na inovação do paisagismo no Brasil e no mundo, no século 20, com o resgate das espécies botânicas e valorização das plantas tropicais.

Seu primeiro projeto público realizado no Recife foi uma praça no Bairro de Casa Forte, em 1934. O feito que lhe rendeu o cargo de diretor de Parques e Jardins do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, ocupado durante quatro anos. No período, Burle Marx teve a oportunidade de desenhar mais dez praças públicas na cidade.

 “Foi no Recife onde ele começou as primeiras experiências inovadoras, onde desenvolveu uma nova forma de construir jardins, rompendo com a tradição europeia. No tempo que passou na Alemanha, em Berlim, ele conheceu o jardim botânico de lá e viu plantas típicas do Brasil que não eram valorizadas aqui.

Contratado pelo Governo do Estado, Burle Marx desenvolveu um projeto conhecido mundialmente como inovador, e aqui, no Recife, foi a parte embrionária do seu destino, que se expandiu para o resto do País.  “Roberto Burle Marx viajava para o interior de Pernambuco, em busca de plantas tropicais, com a sua inovação estética de jardins”, explicou o jornalista e fotógrafo Marcus Prado.

Das 19 praças públicas projetadas pelo paisagista, no Recife, 15 foram classificadas pela Prefeitura do Recife como Jardim Histórico. São elas: Praças de Casa Forte; Praça Artur Oscar Euclides da Cunha; Praça do Derby; Praça Ministro Salgado Filho; Praça Faria Neves; Praça Largo das Cinco Pontas; Praça do Entroncamento; Praça Chora Menino; Praça Maciel Pinheiro; Praça Pinto Damaso; Praça Dezessete; Praça da República (com os Jardins do Palácio do Campo das Princesas); Praça Largo da Paz e o jardim da Capela do Parque da Jaqueira. Além de 14 jardins privados.

SEMANA BURLE MARX

Este ano, as comemorações da 12ª Semana Burle Marx acontecerão nas sextas-feiras e sábados deste mês de agosto, com ações educativas, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam e o 2º Seminário Internacional Paisagem e Jardim. Eventos serão conduzidos por palestrantes do Brasil, Espanha e Costa Rica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *