COVID-19: ESTADOS BRASILEIROS FLEXIBILIZAM ISOLAMENTO SOCIAL

Alguns estados brasileiros, já começam a flexibilizar medidas restritivas de isolamento social. Exemplo disto é Santa Catarina. Nesta segunda-feira (20), o governador, Carlos Moisés (PSL), anunciou a liberação de uma série de atividades comerciais e religiosas, como medida de afrouxamento à pandemia do novo coronavírus. Governador de São Paulo, também se manifestou a respeito e afirmou que nesta quarta-feira (22), vai anunciar algumas medidas de flexibilização.  

  A partir de hoje (21), templos e igrejas estão permitidos a receber fiéis. Nesta quarta-feira (22) a autorização se estende  a reabertura de shopping centers, centros comerciais, galerias, restaurantes e academias. Todos os serviços, porém, vão precisar atender requisitos de distanciamento social e higienização.

“Essa retomada de atividades está sendo feita de forma muito responsável e calculada, inclusive com o uso de ferramentas que medem o impacto de cada movimento que o Governo do Estado faz. Contamos também com a colaboração de todos os catarinenses para que sigam as regras estabelecidas, a fim de evitar o contágio”, afirmou Moisés. 

As liberações para a retomada dessas atividades serão asseguradas com a publicação de portarias no Diário Oficial do Estado. Para os templos e igrejas, o funcionamento terá de ser no máximo com 30% da capacidade do local. Está vetada a presença de pessoas do grupo de risco da pandemia, como idosos, imunodeprimidos e imunossuprimidos. 

Durante as celebrações, as pessoas terão de manter uma distância mínima de 1,5 metro, entre si. A instituição religiosa terá de garantir que os presentes usem máscaras e higienizem as mãos com álcool em gel. A portaria do governo catarinense ainda definiu detalhes como a distribuição dos assentos e a alternância entre fileiras vazias e ocupadas.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *