No primeiro final de semana de liberação do comércio de praia – incluindo barraqueiros e ambulantes – no Recife, a movimentação na principal praia da Capital foi intensa. Na manhã deste domingo, a orla de Boa Viagem, Zona sul do Recife, estava repleta de pessoas caminhando.
A ciclofaixa que acompanha o calçadão da Avenida Boa Viagem também juntou dezenas de ciclistas. Na faixa de areia, a grande quantidade de guarda-sóis chamava a atenção. Era possível observar, que a maioria dos banhistas não usava máscaras. Entre os comerciantes locais, o esforço era para cumprir as normas sanitárias exigidas pela Prefeitura do Recife. Para alguns ambulantes, apesar da grande quantidade de banhistas, o movimento ainda estava fraco. “As pessoas ainda estão com medo da pandemia do novo coronavírus” , comentavam os comerciantes.
As praias do estado foram reabertas desde 20 de junho. No dia 17 de julho, a Prefeitura do Recife autorizou as atividades comerciais nos mais de 60 quiosques da orla da Zona Sul da cidade. Em Pernambuco, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, até este domingo (06), mais de 7,6 mil pessoas morreram em decorrência da Covid-19. O Estado totaliza 131.961 casos confirmados acumulados do novo coronavírus, sendo 25.502 graves e 106.459 leves.