ELEIÇÕES AMERICANA: PRIMEIRO DEBATE TEM OFENSIVA DE TRUMP E PRESIDENTE BIDEN CONFUSO

A principal preocupação da campanha de Joe Biden para o debate que aconteceu nesta quinta-feira (27) era manter o presidente focado e com energia suficiente para afastar os temores sobre a idade avançada e a acuidade mental.

O confronto terminou como um pesadelo para os democratas e, lançou dúvidas, dentro do partido, sobre a capacidade de ele levar adiante a campanha para a reeleição, a quatro meses do pleito. O Presidente estava rouco e hesitante. Enquanto Donald Trump, calmo e de forma assertiva. A tela dividida mostrava Biden com o queixo caído e a aparência congelada, que expressava a derrota e a falta de entusiasmo.

Jornalistas e analistas políticos consideraram a performance de Biden como fraca. Sua campanha está tentando minimizar a repercussão negativa, argumentando que ele se saiu melhor que Trump em questões importantes, apesar de ter sido pressionado em vários momentos.

O debate começou com uma pergunta para Biden sobre a inflação. O presidente, com a voz rouca por causa de uma gripe, respondeu destacando melhorias nos dados econômicos durante seu mandato. “Você precisa ver o que eu herdei quando me tornei presidente” -tossiu – “o que o Sr. Trump deixou para mim”, disse.

O republicano rebateu criticando Biden por ter “jogado dinheiro fora” e culpou-o pelo aumento da inflação nos EUA. Biden disse que não havia inflação durante a administração republicana porque a economia estava “estagnada”. Em diversos momentos, Trump criticou diretamente Biden, descrevendo-o como “fraco” e pouco respeitado por líderes globais que “riam” dele.

Em diversos momentos voltou a afirmar que os conflitos na Ucrânia e entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza não aconteceriam sob sua gestão. Outro tema que se destacou foi a gestão de Joe Biden na fronteira.

Outro tema que se destacou foi a gestão de Joe Biden na fronteira. Trump mencionou, com frequência, a questão da imigração ilegal, afirmando que o presidente estava permitindo a entrada de “terroristas” e “criminosos”, além de sugerir que a economia não está prosperando por causa do suposto roubo de empregos por imigrantes.

Foto: Poder 360/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *