Projeto inédito intitulado A Arte Cura, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife – Seturel está colocando “máscaras”, (retalhos de tecido), em estátuas instaladas em vários pontos da cidade , vedando boca e nariz dos monumentos.
Iniciativa visa conscientizar a população sobre a necessidade do uso da máscara, sempre que houver a necessidade de sair de casa, como forma de prevenção da Covid-19 . “Estamos colocando retalhos de tecidos em alguns dos cartões-postais da nossa cidade para mostrar que o Recife está unido nesta luta e, especialmente, para reforçar as novas medidas, a partir do novo decreto” afirmou a secretária de Turismo, Ana Paula Villaça.
Algumas estátuas, como a de Naná Vasconcelos, instalada no Marco Zero, as de João Cabral de Melo Neto e de Ariano Suassuna, na Rua da Aurora e o monumento, Os Retirantes, que fica no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, já estão com as máscaras. Além dessas, irão receber a venda, as seguintes estátuas: Antônio Maria – Rua do Bom Jesus; Ascenso Ferreira – Cais da Alfândega; Joaquim Cardoso -Ponte Maurício de Nassau; Mauro Mota- Rua da Roda; Capiba, que está instalada na Rua do Sol; Carlos Pena Filho – Praça do Diário; Solano Trindade – Pátio de São Pedro.
Também serão contempladas com a iniciativa, a escultura de Luiz Gonzaga – no Museu do Trem; Manuel Bandeira – Rua da Aurora; Clarice Lispector- Praça Maciel Pinheiro; Liêdo Maranhão – Praça Dom Vital; Celina de Holanda Cavalcanti – Avenida Beira Rio e Zumbi dos Palmares, no Pátio do Carmo. Os bustos de Augusto Lucena e Camilo Simões também serão contemplados. A
ideia surgiu a partir da oficialização na última quinta-feira (23), a partir da sanção do decreto 48.969, assinado pelo governador, Paulo Câmara, que estabelecendo a obrigatoriedade do uso de máscaras em atividades essenciais durante o enfrentamento ao coronavírus. Decreto passa a valer a partir desta segunda-feira (27).