O Governo de Pernambuco reconheceu a situação de emergência, para 55 municípios do Sertão, devido à estiagem. O decreto, que é necessário para que as localidades recebam recursos e auxílio, foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (11), e vale por 180 dias
A decisão levou em consideração a seca prolongada e também a chuva insuficiente, para minimizar os impactos ocasionados pela situação em anos anteriores. O decreto apontou, também, que os moradores das localidades afetadas “não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos”.
O decreto de situação de emergência estabelece uma situação jurídica especial para que possam ser desenvolvidas ações de enfrentamento pelas secretarias do estado. O decreto é necessário, também, para solicitação do reconhecimento por parte do Governo Federal. Equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil do estado foram deslocadas para todos os municípios da região e realizaram o levantamento da situação de cada um para possível inclusão na lista.