“Foi com grande surpresa e pesar que recebemos a notícia do falecimento do prefeito Adelmo Duarte. Adelmo foi um valoroso parceiro nas lutas políticas, mas, acima de tudo, foi um estimado amigo. Correto, companheiro, solidário, humilde, um ser humano com grande caráter.
Ao longo da sua carreira política, foi um defensor ferrenho e apaixonado de sua Lajedo e do seu povo. Desde a sua atuação como vereador, eleito aos 28 anos, em 1978, a partir do seu trabalho junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajedo; como prefeito eleito e reeleito, entre 1982 e 1988; como deputado estadual, em dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2010; e, agora, nestes cinco meses e meio no terceiro mandato à frente da Prefeitura, trabalhou incansavelmente pelo desenvolvimento do seu município e de todo o Agreste Meridional.
Em suma: nestes mais de 42 anos de trajetória, Adelmo fez da vida pública um sacerdócio e, por isso mesmo, teve seu trabalho muitas vezes reconhecido, nas urnas, pelos seus conterrâneos. Com sua partida, perde o povo de Lajedo, perde o Agreste, perde Pernambuco. Perdemos nós, seus amigos, admiradores e companheiros da vida política. Perdemos todos!
Meus sentimentos e solidariedade a todos os familiares que dão adeus ao pai, ao avô, ao tio e aos lajedenses que se despedem do seu prefeito, do seu líder querido”.
Paulo Câmara
Governador de Pernambuco