Foto: Hélia Sheppa/SEI
Com o avanço da vacinação e a queda nos indicadores da Covid-19 no estado, o governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (25) uma série de novas flexibilizações no plano de convivência.
Durante uma entrevista coletiva, que contou com a participação do secretário de Saúde do estado, André Longo, e da secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, as medidas, que incluem o aumento da capacidade em eventos esportivos, corporativos e sociais, foram detalhadas.
EVENTOS-TESTE
A partir do mês de setembro, Pernambuco contará com eventos-teste, que terão capacidade de até 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. De acordo com a gestão estadual, eles serão realizados com o objetivo de avaliar a aplicação dos novos protocolos sanitários.
Para ter acesso aos eventos, o público deverá comprovar a vacinação. Dessa forma, 80% dos ingressos serão destinados para pessoas que já completaram o esquema vacinal, tendo tomado as duas doses da vacina ou a 1º dose em caso de vacina com dose única, há pelo menos 15 dias.
Quem só tomou a 1º dose de algum dos imunizantes contra a Covid-19 precisará realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento.
Essa comprovação deverá ser realizada de forma digital e prévia, para garantir a autenticidade dos documentos apresentados. De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, essa é uma forma do governo do estado garantir um ambiente seguro protegido e estimular pessoas a se vacinarem.
“A pandemia não acabou, precisamos seguir os protocolos sanitários e utilizar a máscara o tempo inteiro, da forma correta, além de respeitar o distanciamento social, evitar aglomerações e denunciar festas clandestinas que prejudicam o avanço do plano de convivência. Também é preciso estimular a vacinação, somente com ela conseguiremos seguir avançando”, afirmou.
O protocolo prevê também, que o público presente deverá permanecer sentado e utilizando máscara, exceto quando estiver consumindo comida ou bebida. Os eventos-testes poderão ter duração de, no máximo, 7 horas.
Para receber o aval para a realização dos shows e eventos e o selo Passe Seguro PE, os produtores precisarão encaminhar um pedido para o governo estadual. A solicitação será analisada pela gestão e a liberação só poderá ocorrer após aprovação da secretaria de Saúde, do Desenvolvimento Econômico e do Procon.
Além da realização dos eventos-teste, o governo anunciou outra série de flexibilizações no Estado. Confira abaixo, o que muda a partir do dia 30 de agosto:
Eventos esportivos – Liberada a presença de torcida, com limite de até 300 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. A exceção são os eventos do futebol profissional, que seguem sem liberação de público.
Eventos corporativos – Aumento da capacidade para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A música ao vivo está liberada, mas o espaço para dança segue vetado.
Em eventos que contarem com 300 pessoas ou mais, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, com 80% dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina ou 1º dose no caso de vacina de dose única, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.
Eventos sociais– Liberados das 8h à 1h da madrugada, com capacidade máxima de 300 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 100 pessoas, também será necessário o controle seguro de esquema vacinal. A apresentação musical será restrita para até cinco integrantes, sem liberação de pista de dança.
Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico– A capacidade máxima foi estendida para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal.