JÁ ESTÁ NO RECIFE A NOVA REMESSA DO IMUNIZANTE CHINÊS DA SINOVAC/BUTANTAN

Foto: Heudes Regis/SEI

Pernambuco recebeu, neste domingo (7), mais uma remessa de 118.200 unidades do imunizante da Sinovac/Butantan. As vacinas chegaram, no final da manhã, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, vindas de São Paulo e começou a ser distribuído, às 12 Gerências Regionais de Saúde – Geres). Previsão, é de que estejam disponíveis para todos os municípios até o meio dia desta segunda-feira (08).

Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite -CIB e com o aval do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação Contra a Covid-19, as novas doses vão dar continuidade à imunização dos trabalhadores de saúde, sendo possível vacinar, em torno de 60% dos mais de 294 mil integrantes desse grupo.

“A distribuição começa ainda, hoje, para as 12 regionais de saúde ,que repassarão para todos os municípios do Estado. Vamos dar continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde nesse momento”, reforçou a superintendente de imunizações da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

O transporte das vacinas será feito por meio terrestre e aéreo. Serão envolvidos sete caminhões e duas aeronaves, em parceria com a Companhia Aérea Azul, para agilizar a entrega do imunizante. O Estado já recebeu um total de 427.560 unidades da vacina Sinovac/Butantan. As doses que, além dos trabalhadores de saúde, contemplam também 100% dos idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência abrigadas em instituições e população indígena aldeada.

Anteriormente já haviam chegado 84 mil doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford via Fiocruz, destinados a 100% dos idosos a partir dos 85 anos. O quantitativo da AstraZeneca foi utilizado apenas na primeira dose, mas o Ministério da Saúde informou que enviará posteriormente a quantidade para a segunda fase de vacinação deste grupo. Com a chegada do novo lote, Pernambuco já soma mais de 511 mil unidades de vacinas recebidas contra a Covid-19.

BALANÇO COVID-19

Ontem, dia 06, o Estado superou a marca de 190.702 doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19, no público prioritário. São mais de 189 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, incluindo 105.614 trabalhadores da saúde. Destes, 2.527 já tomaram também a segunda dose.

Também já receberam a primeira dose 74,4% dos 75.159 idosos com mais de 85 anos (55.948 doses aplicadas). Entre a população indígena aldeada, a vacinação alcançou, no sábado, 22.350 das 26.729 pessoas do grupo (83,6%). Entre os idosos em asilos (2.462) e pessoas com deficiência em abrigos (130), o número de doses aplicadas superou a média anteriormente prevista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *