A média móvel de mortes por Covid-19 está em trajetória de queda em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. Nestes locais, a curva caiu mais de 15% na 2ª feira (25) na comparação com o indicador de duas semanas atrás, em 11 de outubro.
Variações iguais ou maiores do que -15% indicam mudança no padrão observado em 14 dias, e não apenas oscilação pontual. No infográfico abaixo, essas unidades da Federação estão pintadas em azul. São elas: Distrito Federal, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Maranhão, Goiás, Amapá, Rondônia e Mato Grosso do Sul.
O Mato Grosso do Sul é o Estado que teve a maior queda na média móvel nas últimas duas semanas. Ao todo, são 9.632 vítimas. É o 6º Estado com o maior número de mortes por milhão: 3.393. No dia 11 de outubro, a média móvel indicava 4 mortes diárias. Na 2ª feira (25), eram duas.
Nos nove Estados que estão coloridos em amarelo na imagem, a média móvel de mortes variou menos de 15% para cima ou para baixo, o que indica estabilidade. Há 5 Estados em que o indicador subiu: Tocantins, Roraima, Ceará, Paraná e Bahia. O maior aumento foi no Tocantins, que registra 3.864 mortes desde o início da pandemia.
Há 5 Estados em que o indicador subiu: Tocantins, Roraima, Ceará, Paraná e Bahia. O maior aumento foi no Tocantins, que registra 3.864 mortes desde o início da pandemia.
Fonte: Poder 360