PCR DIZ QUE MAIS DE 8,4 MIL PESSOAS QUE AGENDARAM VACINAÇÃO NÃO COMPARECERAM

Pouco mais de 2,46% das pessoas que agendaram a vacinação contra a Covid-19, não compareceram a um dos pontos de imunização, na capital pernambucana. O registro foi feito levando em consideração o número de moradores que fizeram o agendamento para receber uma das doses do imunizante, desde o início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano.

De acordo com a Prefeitura do Recife , 341.746 pessoas agendaram a aplicação da primeira ou segunda dose até o último domingo (04). No entanto, 8.408 não compareceram aos pontos de imunização. Suspeita de Covid-19 e compromissos no mesmo horário em que a dose seria aplicada são alguns dos motivos que levaram as pessoas a faltar à vacinação, segundo registro feito pela PCR.

Para entender os principais motivos de desistência, o secretário de Transformação Digital, Rafael Figueiredo, disse que uma pesquisa, por telefone, está sendo feita com os moradores faltosos. “Estamos fazendo uma pesquisa nesse momento para saber o motivo do não comparecimento à vacinação. Mas esse índice, inclusive, é considerado baixo. Cerca de 97% das pessoas que agendaram foram imunizadas”, disse.

Secretário também destacou que, as doses não utilizadas retornam para o banco de vacinas e são aplicadas em outros indivíduos que fazem parte do grupo prioritário. “Ainda assim, é imprescindível que, quem não puder comparecer à vacinação na data, horário e local agendado, faça o reagendamento”, ressaltou. A falta de sinalização sobre a desistência prejudica outros que queiram receber o imunizante naquele determinado horário, mas são impedidos devido a já ocupação da vaga.

O reagendamento para receber uma das doses da vacina pode ser feito através do aplicativo Conecta Recife. É necessário somente que o usuário acesse o aplicativo com login e senha, depois aperte o botão vermelho onde tem escrito “cancelar”. De acordo com Figueiredo, a pessoa pode reagendar a data e horário que deseja ser imunizado para o mesmo dia do agendamento anterior, a depender da disponibilidade de horários. 

No momento, estão sendo vacinados na Capital pernambucana idosos com idade a partir de 64 anos, além de profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, cirurgiões-dentistas e profissionais de saúde a partir de 50 anos, que estejam em atividade. 

CASOS REGISTRADOS

Nesta terça (06), a Secretaria de Saúde de Pernambuco contabilizou 2.179 novos casos da Covid-19, totalizando 358.505 confirmados da doença. Também foram registrados 58 óbitos, entre os dias 22 de junho de 2020 e 5 de abril de 2021, somando 12.479 mortes, em pouco mais de um ano de pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *