Neste sábado (16) teve início a vigência do Decreto Estadual que estabelece lockdown, no Recife e em outras quatro cidades da Região Metropolitana. Para fazer valer as determinações do decreto, a Prefeitura do Recife colocou um efetivo de mais 500 agentes dos serviços essenciais nas ruas, que atuaram conjuntamente com a Polícia Militar.
Operação conjunta de fiscalização foi deflagrada, também , no largo comercial de Casa Amarela. A ação incluiu a sanitização dos espaços públicos, ordenamento do acesso aos mercados e à feira livre, com disponibilização de máscara e álcool em gel, além de inspeção das medidas sanitárias no comércio do local.
Além disso, foram montados pela Autarquia de Trânsito Transporte Urbano do Recife – CTTU e Polícia Militar, 16 pontos para fiscalizar o rodízio de veículos. Aproximadamente 330 agentes de trânsito participam da operação. A Guarda Municipal do Recife também está realizando rondas com viaturas pelas vias da cidade para impedir que pessoas em descumprimento ao lockdown retornem para casa.