POLICLÍNICAS DE OLINDA REALIZAM TESTE DE FILARIOSE

Secretaria de Saúde de Olinda retomou nesta segunda-feira (24) os exames para diagnóstico de filariose –  doença parasitária causada por vermes e transmitida através da picada de insetos.  A coleta, uma furadinha no dedo denominada Gota Espessa, estará disponível nas policlínicas de São Benedito (próxima ao Terminal Integrado de Xambá) e João Barros Barreto ( no Bairro do Carmo).

    O exame será realizado de segunda a quinta-feira de 23h às 1h da manhã, pois é a hora que se identifica mais facilmente as microfilárias no sangue.   Secretaria diz que, “ a população pode ficar tranquila sobre as medidas adotadas de prevenção ao enfrentamento da pandemia, bem como de segurança, pois ambas unidades têm vigilância noturna em regime de plantão, de domingo a domingo.

  Os sintomas da filariose são: febre, dor de cabeça, calafrio, náusea, sensibilidade dolorosa e vermelhidão ao longo do vaso linfático, lesões genitais, inchaço do membro, fotofobia (sensibilidade ou aversão à luz), linfadenite (infecção nos linfonodos) e microfilaremia (microfilárias no sangue). Após a realização do exame Se constatada a presença de microfilárias no sangue, o paciente será notificado e terá acompanhamento  de um  médico clínico  no tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *