POLÍTICA E SUSTENTABILIDADE: PREFEITO DO RECIFE PARTICIPA DE ENCONTRO DO ICLEI

Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Prefeito do Recife, João Campos (PSB) participou, nesta segunda-feira (12), de um encontro com o Comitê Executivo Global -GexCom e o Conselho Global do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), aos quais o município integra desde 2015. Sendo o Recife a 16ª cidade mais propensa aos efeitos das mudanças climáticas no mundo, a ocasião serviu para debater o desenvolvimento sustentável da capital pernambucana.

Tida como uma das principais agendas da Prefeitura do Recife – PCR, a sustentabilidade ganhou destaque na fala do Prefeito, que também aproveitou a ocasião para mencionar o trabalho desenvolvido pelo atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio (PSB), que também está à frente da presidência do ICLEI na América do Sul.

“Gostaria de agradecer a oportunidade de estarmos aqui e saudar o Iclei e a todos os participantes em nome de Geraldo, ex-prefeito do Recife e atual Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado. Geraldo iniciou a parceria da nossa cidade com o Iclei e nós damos continuidade a ela garantindo discussões relevantes sobre a mudança climática que afeta o Recife, a nossa região e o País”.

Estamos satisfeitos em participar desse evento e animados com as parcerias que vamos construir visando o futuro da nossa capital”, enfatizou João Campos, integrante do Conselho Global do Iclei América do Sul. Sendo a 16ª cidade mais suscetível aos impactos provocados pelas mudanças climáticas no mundo, Recife, nos últimos anos, tem apresentado uma postura protagonista nas decisões e ações que atendem as demandas de sustentabilidade global.

Quatro anos após sua associação ao Iclei, , em 2019, a capital publicou o decreto Nº 33.080 de Emergência Climática, que se compromete com atitudes que, no futuro, “neutralizes as emissões de carbono até 2050”. No ano seguinte, Recife ganhou destaque no fórum global Daring Cities, que reuniu líderes urbanos em discussões sobre a emergência climática.

No final de 2020, em parceria com o Iclei, Recife publicou o primeiro Plano Local de Ação Climática e o terceiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, bem como um relatório de insumos técnicos e modelos de financiamentos para a preparação de projetos de eficiência energética e geração distribuída.

REDE GLOBAL

Além do presidente do Conselho Global do Iclei, Frank Cowie, prefeito de Des Moines (EUA), também marcaram presença no encontro, outros representantes da América do Sul que integram o Conselho junto com João Campos, foram eles: Emílio Jatón, Intendente de Santa Fé (Argentina);  Juan David Palacio, diretor da Área Metropolitana do Valle do Aburrá (Colômbia) e Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo (RS).

Iclei Governos Locais pela Sustentabilidade – conta com mais de 2.500 governos locais e regionais e tem como comprometimento, o desenvolvimento urbano sustentável. Presente em mais de 100 países, o ICLEI têm participação nas políticas de sustentabilidade e contribui com ações locais para o desenvolvimento de baixo carbono.

Na América do Sul, o Iclei interliga 78 governos associados em 8 países a este movimento global. A rede global, nos últimos anos, na América do Sul tem ganhado destaque pela elaboração de projetos voltado às temáticas: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *