Prefeitura do Cabo Cabo de Santo Agostinho anuncia implantação de sistema de policiamento comunitário, no município, para prevenção de crimes – Koban. Decisão, que tem como principal base a segurança comunitária terá dois postos fixos na cidade: um na Praça das Azeitonas, no Bairro da Charneca e outro no Núcleo da Polícia Militar, em Ponte dos Carvalhos.
Em reunião com o prefeito Lula Cabral, o diretor de Articulação Social e Direitos Humanos, coronel Raul Cavalcante e o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Fiquene, apresentaram detalhes sobre o sistema que será implantado.
” Com o efetivo da Polícia Militar, o funcionamento do Koban será gradual, 24 horas por dia nos sete dias da semana. O maior foco é aproximar a população dos órgãos de segurança, permitindo a resolução das demandas locais. O Sistema de Policiamento Preventivo atuará em parceria com as Guardas: Municipal, Ambiental e de Trânsito, além da Patrulha Maria da Penha”.
Além da prevenção de crimes, o programa também ajudará a solucionar de forma rápida as pendências que possam surgir no que diz respeito às questões sociais. O atendimento do Koban poderá ser feito também pelo 190. Bem integralizado, o Koban possuirá porta aberta para encaminhar situações à todas as secretarias da Prefeitura.
“O Koban visa a proximidade das ações da polícia e dos órgãos de segurança com a comunidade. É um modelo que proporciona um elo constante com todos os moradores. O atendimento se tornará mais efetivo, uma vez que você vai dispor de um posto de policiamento comunitário praticamente dentro da comunidade. Todas as demandas que possam surgir, conflitos, serão atendidas e tratadas pelo programa. Além de policial, o Koban também terá grande ação social para direcionar e resolver pendências comunitárias”, explicou o secretário Municipal de Defesa Social, Fábio Fonseca.