Foi inaugurado, nesta quinta-feira (21), o Hospital de Campanha Ricardo Brennand. Montado pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. A unidade erguida na Praça Nove de Julho,na PE-60, já está abrigando nove pacientes e servirá exclusivamente para os casos diagnosticados de Covid-19.
A unidade conta com 90 leitos de enfermaria comum e uma sala de estabilização, com dois respiradores. A prefeitura abriu chamamento público para adquirir mais respiradores para o espaço. Casos graves, que demandem UTI, serão transferidos para outras unidades médicas que tenham leitos desse tipo, a exemplo do Hospital Dom Hélder, administrado pelo Governo de Pernambuco.
O atendimento no Hospital Ricardo Brennand não é por demanda espontânea. A internação precisa ser recomendada por um médico, após o paciente passar por atendimento prévio em unidades de urgência e emergência do município. Os primeiros pacientes do novo espaço estavam no Hospital Mendo Sampaio, na Policlínica Doutor Jamaci Medeiros e no SPA Gaibu.
Prefeito Lula Cabral (PSB) participou da inauguração e durante pronunciamento anunciou a implantação de outra unidade, já em fase de conclusão, na localidade Ponte dos Carvalhos. Disse que o segundo HC terá 30 leitos de enfermaria e dois de estabilização e está sendo erguido, no Ginásio do Gibão, no Município do Cabo.