Prefeitura de Petrolina por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, desenvolve desde 2018, nas escolas da rede municipal, projetos pedagógicos que têm como objetivo o fortalecimento da leitura. Um deles é a ‘Mala Viajante’, onde são propostas atividades no ambiente familiar.
O projeto consiste em estabelecer momentos dinâmicos de leitura nas unidades escolares e no final da semana um livro é encaminhado para casa dos alunos, onde o exercício de leitura acontece entre os pequenos e seus familiares.
Dentro das ações do projeto, o estudante leva a malinha com um livrinho, uma caixa de lápis de cor, para fazer um registro, escrito ou em desenho, em um caderno que também acompanha a mala, contando como foi o momento de leitura em família. Cada professora faz uma seleção de livros, levando em consideração a faixa etária dos alunos.
Na Educação Infantil, a iniciativa tem promovido o desenvolvimento linguístico, lúdico, imaginário e artístico dos alunos de 6 meses a 5 anos e 11 meses dos Novas Sementes, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) e unidades com pré-escolas.

“Investir na leitura é uma ação de promoção plena do desenvolvimento dos nossos alunos. A partir dela as crianças constroem ideias, organizam frases, pensamentos e, sobretudo, ampliam seu vocabulário através da aquisição de novas palavras”.
” Um aluno que é estimulado desde cedo será um adulto com maior capacidade de raciocínio lógico, interpretativo e resolutivo”, explicou a secretária-executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro.
Maria Claudenice Farias, mãe do aluno Theo de Lisboa, que estuda na Escola Jesus Pequenino, no Bairro Jardim Petrópolis e participa ativamente das atividades propostas pela Escola, ressalta que o ‘Mala Viajante’ tem despertado o interesse do seu filho pela leitura, além de fortalecer o vínculo com toda a família.
“Ler é muito importante. A leitura nos leva ao mundo do conhecimento. Por isso faço questão de estimular desde cedo à leitura em casa, pois acredito que à medida que os pais valorizam esta habilidade, com certeza vão incentivar seus filhos a desenvolverem também. Este é um fator importante para a formação da aprendizagem da criança”, disse.
