Aproximadamente 90% dos alunos da rede municipal de ensino de Jaqueira, na Mata Sul, já voltaram a frequentar a sala de aula. De acordo com a Secretaria de Educação da cidade, atualmente, apenas os estudantes portadores de algum tipo de transtorno não estão frequentando as unidades.
No entanto, a decisão é dos pais, em razão da fragilidade de crianças e adolescentes com autismo, síndrome de down entre outros. Segundo a prefeita Ridete Pellegrino (PSD), para atender este público, a Secretaria de Educação está desenvolvendo um formato de adaptação para levar o ensino até esses alunos.
“Com a nova metodologia, os cuidadores, que são professores de apoio, levam atividade até à casa do estudante que tem uma condição de saúde fragilizada”, destacou.
Secretária de Educação do município, Gildacy Matias explicou que a educação inclusiva permite a presença do cuidador na casa do aluno com todos os cuidados necessários para evitar o contágio da Covid-19.
“Esse professor de apoio garante a realização das atividades escolares dos estudantes através do Atendimento Educacional Especializado- AEE. O apoio essencial dos familiares é de extrema importância para o processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou a Secretária.
Exemplo disso acontece com o aluno Eudair Júnior, de 10 anos, que é autista e está matriculado no 4º ano da Escola Vovó Dorinha, no Alto da Bela Vista, mesmo bairro onde o estudante mora com a família.
“Lembro que do mês de fevereiro até julho eu ia à escola pegar as atividades para meu filho fazer em casa. Mas desde que as aulas voltaram a acontecer presencialmente, a professora vem até nossa casa,” conta Maria José, mãe do estudante. Ela também revelou que o filho gosta muito de estudar e frequenta o ambiente escolar desde os 4 anos de idade.
Foto – Laercio Silva