PRIMEIRO DIA DE PROVAS DO ENEM TEM ABSTENÇÃO DE 26% E 689 OCORRÊNCIAS, DIZ O MEC

Dos mais de 4,3 milhões de inscritos aptos a realizar as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (03), 26,6% dos participantes se ausentaram. Os dados preliminares foram apresentados pelo ministro da Educação, Camilo Santana e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Manuel Palácios.

“Há uma redução um pouco menor em comparação a 2023, que foi de 28,1% – das 3,9 milhões de inscrições confirmadas – e essa taxa tem sido mais ou menos a média dos últimos anos”, afirmou Santana. “Antes de 2023, observávamos um declínio no número de inscritos, mas agora estamos retomando o crescimento. São quase 1 milhão a mais se compararmos 2022 [3,4 milhões] a 2024”, completou.

Após a finalização do primeiro dia de provas, o Ministro da Educação afirmou durante coletiva realizada em Brasília, que não foram registradas intercorrências graves. Segundo o Inep, quase cinco mil candidatos foram eliminados.

Entre os motivos que levaram à desclassificação desses participantes, destacam-se o fato de terem deixado o local de prova portando o caderno de questões, antes dos 30 minutos finais de aplicação; a posse de equipamentos eletrônicos; a ausência antes do horário permitido (15h30); o uso de materiais impressos e a não observância das orientações dos fiscais.

Além disso, foram registradas 689 ocorrências relacionadas a problemas logísticos, incluindo emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água. O candidato deve fazer a solicitação de reaplicação na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.

“Nós conseguimos finalizar o primeiro dia com grande êxito na organização e no processo de aplicação das provas. Até o momento, temos recebido muitos elogios sobre a redação e as questões do Enem”, declarou Manuel Palácios.

Foto: Jonas Quirino/JC Imagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *