GOVERNO CANCELA FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS DESTE ANO

    O Festival de Inverno de Garanhuns, um dos principais eventos públicos de Pernambuco, está oficialmente cancelado este ano.  A 30ª edição do evento só será realizada em 2021, consolidando uma pausa no tradicional calendário anual do festival, realizado desde 1991.  O anúncio foi feito pela Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco em nota.

  Realizado no Agreste do Estado, o  FIG é uma importante ferramenta de fomento cultural para a classe artística, com shows, oficinas culturais, exposições de arte, apresentações circenses e outras manifestações culturais. Por sua extensão, é um dos festivais de música gratuitos mais importantes do país. Em 2019, a organização do evento estimou que 600 mil pessoas circularam pela cidade durante os 10 dias de programação. 

  A administração de cultura do governo estadual também publicou uma nota em relação à Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, aprovada no Poder Legislativo Federal e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro: “A Secult-PE/Fundarpe comemora a sanção presidencial da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc – publicada no Diário Oficial da União”. O texto diz também que, “este foi apenas mais um passo para a materialização do apoio federal  à classe artística e aos setores envolvidos no mercado cultural e criativo”. 

Segundo o secretário Gilberto Freyre Neto, o recurso federal precisa chegar o mais brevemente possível para que os estados e municípios possam ter tempo para realizar os repasses. Já para o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, “ainda falta uma regulamentação clara, sobre como esse recurso vai chegar aos governos e, principalmente, como eles serão transferidos aos solicitantes do benefício”. 

 Em abril deste ano, quando o Estado de pandemia já estava consolidado, a Secult-PE/Fundarpe afirmou que, diante de cobranças por parte da classe artística, a prioridade p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *