GOVERNO LIBERA USO DE HIDROXICLOROQUINA NO TRATAMENTO DA COVID-19

Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (20), o novo protocolo que flexibiliza o uso da hidroxicloroquina, no tratamento de pacientes com a Covid-19. Dessa vez, a pasta atendeu a determinação do presidente Jair Bolsonaro e liberou o medicamento para tratar casos leves da doença.

  O presidente  já havia anunciado a mudança no protocolo, na noite de ontem (19), durante  entrevista que concedeu ao Blog do Magno, por meio de uma live.O documento traz uma série de recomendações deixando claro que uso é uma prerrogativa do médico que deve decidir tratar o paciente com cloroquina ou não. 

  Também deverá prevalecer, segundo o texto, a vontade do paciente com coronavírus em tomar a medicação, através da assinatura de um termo de consentimento. O protocolo afirma que não há análises clínicas que comprovem que o uso da cloroquina não deve ser indicado no tratamento da Covid-19.

No texto, é ressaltada a necessidade da avaliação médica para a utilização do remédio. ”O uso das medicações está condicionado à avaliação médica, com realização de anamnese – exame físico e exames complementares, em Unidade de Saúde”. 

É especificado no protocolo, o uso não  recomendado em casos de “gravidez,retinopatia/maculopatia secundária ao uso do fármaco já diagnosticada, hipersensibilidade ao fármaco, miastenia grave”. A medicação deve ser usada com precaução em portadores de doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *