Uma megaoperação policial denominada Flashback II foi deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na manhã desta terça-feira (28), nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Sergipe.
A ação contou com cerca de 1000 policiais civis, federais e militares, que cumpriram 212 mandados de busca, apreensão e prisão de membros da maior facção criminosa do Brasil: o Primeiro Comando da Capital – PCC. Além de agentes de polícia, também estiveram presentes Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e secretarias de segurança dos estados envolvidos.
O principal objetivo da megaoperação foi desarticular a nova composição da facção que tem base no Mato Grosso do Sul, de onde saem às ordens para os crimes em todo o Brasil. De acordo com as investigações, também foi observado o protagonismo das mulheres dentro da facção criminosa. São as conhecidas “ damas do crime”.
Segundo as apurações mais especificamente da Polícia Civil de Alagoas, essas mulheres são tão violentas quanto os integrantes homens do PCC. A unidade especializada da polícia concluiu que o Grupo Damas do Crime é composto por 18 mulheres e um homem. Somados com os demais grupos da facção, há um total de 40 mulheres alvos dos mandados de prisão e de busca e apreensão, nesta terça.